top of page
  • Luciano Sampaio

O que os filhos desejam de seus pais


Eu realmente não tenho dúvidas de que os pais desejam os melhores resultados para seus filhos e por isso criamos uma relação com eles até mesmo antes deles nascerem.

A relação do baby com seu pai

É ainda dentro do útero que o baby cria uma relação com seus pais. Para a mamãe, esse elo é muito mais forte e prático, pois o baby sente todas as suas emoções e responde aos seus estímulos. Os estudiosos apontam que para conquistar o amor do baby, que mais tarde se manifestará no dia a dia, é comum os papais conversarem com o baby ainda na barriga da mamãe, contar histórias e tocar a barriga. Em um nível inconsciente, a criança desenvolverá um amor por sua mãe e também por seu pai na mesma proporção.

O que a criança deseja de seu pai?

Os filhos, acima de tudo, desejam sentir-se amados, protegidos, e por uma razão que não conhecemos exatamente, desejam sentir-se valorizados. Eles querem ser notados. Isso perdurará em sua adolescência e por toda a vida. Esses dias minha esposa Danny me enviou uma mensagem dizendo que nosso baby será bem sapeca, pois estava bem agitado em sua barriga. Fiquei pensando, sonhando com a alegria de ver seu rostinho, tocar sua pele, e notar sua beleza, mexer no cabelo, trocar sua roupinha e participar da nova fase de sua vida ao nosso lado e participar dos sucessos que irá trilhar. Os filhos sempre desejam elogios, atenção e mimos. Nós mesmos queríamos isto quando pequeninos.

Uma ex-aluna também escreveu-me quando iniciei este Blog, dizendo-me que os filhos precisam ser corrigidos por nós pais desde pequeninos; eles precisam ouvir o tanto o "sim" quanto o “não”, mas devemos fazê-los entender o porquê “não devem fazer determinada coisa” e tar-lhes total confiança quando falamos "sim". Isso ajudará em seu desenvolvimento.

É muito importante que o pai responda a essa necessidade do “sim” e do “não”, mas acima de tudo, que demonstre que os vê como amigo, como parceiro. Um refúgio para qualquer momento. Alguém que eles poderão confiar sempre. Confesso que não sei como será comigo, quando nosso baby nascer, mas quero viver cada momento e fazer "o meu melhor", se é que é possível. Falo isso pois nós pais queremos acreditar que teremos repostas para todas as perguntas na vida, e de fato não teremos.

Pai, um modelo

No mundo, o pai sempre será um super-herói para seus filhos, e isso é bom. Somos a primeira referência para eles. Se somos bondosos, tiveremos princípios familiares sólidos e os tratarmos bem, esse será sempre o exemplo e admiração que terão em suas vidas para sempre. O inverso também é verdade. A agressividade, intolerância, arrogância, linguajar e até maus tratos tem destruido muitos relacionamentos entre pais e filhos. Isso também perdurará. Como pai, quero ajudar no amadurecimento de meus filhos, que consequentemente, se dará o meu próprio amadurecimento.

Esse amor sempre deverá ser incondicional e assim poderá também ser eterno.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page