top of page
  • Luciano Sampaio

Um lindo sonho


Hoje minha pequena Alice faz 1 ano e 6 meses. O que poderia dizer deste período tão mágico e lindo? Um sonho encantador para minha alma, para minha vida. Ser pai e vê-la crescer me conforta, mesmo que seja tão rápido esse crescimento. Não há em meu coração maior alegria do que ser pai. São 18 meses de pura felicidade, que, mesmo tentando, não há como explicar esse amor. Ou seja, ser pai é a maior dádiva recebida de Deus.

Outro dia li um artigo na internet que falava sobre algumas preocupações que muitos tem ao se tornarem pais. Falava que ser pai não é nada relacionada ao dinheiro. Os pais, ou seja, os homens (na maioria das vezes), tem a árdua tarefa de prover e cuidar de sua família em todos os aspectos, e, inevitavelmente, um deles é gerenciar as finanças da família. Eu particularmente nunca tive problemas para equilibrar as finanças. O artigo ainda falava que você não pode colocar o dinheiro, trabalho, amigos, etc em primeiro lugar em sua vida, na vida de sua família. Precisamos sair da frente da TV e largar o celular um pouco e brincar com nossos filhos. Devemos isso a eles, pois eles crescem e não poderemos brincar com eles depois.

Confesso que não tenho muito tempo livre por conta do trabalho, mas quando volto pra casa e nos fins de semana, minha atenção é toda pra Alice. Eu devo isso pra ela, ela é minha prioridade.

Outro aspecto que observo no dia a dia, é que muitos querem que seus filhos vejam em você "o melhor amigo". Bem, isso é uma questão de opinião; eu desejo e me esforçarei para que Alice não apenas me veja como melhor amigo, mas que eu seja seu pai acima de tudo em quem ela encontrará refúgio e confiança, assim como poderei confiar nela.

Ser pai vai muito alem de ser herói, nobre, encorajador, amigo ou qualquer outro atributo ou predicativo que possamos adotar. Ser pai é está com os braços abertos sempre, em qualquer momento, não importa o que aconteça. Ter a responsabilidade de ensinar o que o mundo diz que é "normal", mas sabemos que não é. Ser pai é proteger e cuidar, não permitir que ninguém e nada esteja acima desta nossa responsabilidade.

Eu não sei tudo na vida, não tenho todas as respostas, mas sei, que sou eu que deverei dizer isso pra minha filha e ajudá-la a encontrar as respostas que precisará.

A paternidade não é algo que aprende-se na escola ou em algum "cursinho on-line"; Já diz o ditado que: "quando nasce um filho, nasce um pai". Esse vínculo vai criando-se dia apos dia. Nascer pai não existe em lugar algum, mas SE TORNAR PAI, isso sim é importante e depende unicamente de você. Não é seu sogro, irmão, cunhado, primo ou amigo que irá te ensinar a ser o pai que seu filho ou sua filha precisa.

Amo minha filha, amo ser seu pai, e este é o único cargo na vida que eu não serei demitido. Serei seu pai pra sempre.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page